Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Sintect-MS realiza o I Encontro de Trabalhadoras Ecetistas



Um dia de balanço, reflexão e propostas que apontem para equidade de gênero dentro dos Correios e na sociedade.  Este foi o resultado do I Encontro de  Trabalhadoras Ecetistas de Mato Grosso do Sul,  ocorrido no sábado, no Centro de Formação Vicente Palocci, em Campo Grande.
Na abertura do evento, as 30 participantes puderam assistir o Filme Revolução em Dagenham.  Dirigido Nigel Cole, o filme retrata a greve de 1968 nas Fábricas da Ford Dagenham los , que interrompeu  a produção de veículos, enquanto as mulheres protestaram contra a discriminação salarial. O movimento foi decisivo para que fossem conquistados salários iguais entre homens e mulheres na Inglaterra, com efeito em diversos países do mundo.
À tarde as participantes assistiram a palestra "A construção da Cidadania das Mulheres", ministrada pela professora de História e militante do Movimento de Mulheres,  Maria Rosana Pinto. A historiadora fez uma breve retrospectiva sobre a participação política feminina e o papel na desconstrução de preconceitos e estereótipos que afirmam o pensamento machista e tenta colocar a mulher numa posição inferior. Também abordou a questão da violência moral e física e a reação contra elas por meio da Lei Maria da Penha. Recomendou uma postura frente ao preconceito e um processo educacional com bases em valores de equidade de gênero, tanto através do meio de comunicação, como dentro da nova família. "O homem tema assumir as tarefas domésticas e reconhecer que a mulher hoje trabalha e sustenta a família", exemplificou.
Em seguida, a presidente do Sintect-DF, Amanda Corcino, fez uma retrospectiva da participação da mulher no movimento sindical e os desafios para a construção da equidade de gênero dentro dos Correios e no Sindicato. Citou como por exemplo  a participação em cargos de chefias,  e lutas específicas como o combate ao assédio moral.  Falou sobre a importância da realização do Encontro Nacional das Trabalhadoras Ecetistas.
No encerramento houve a apresentação de diversas propostas para ser encaminhadas ao Encontro Nacional de Mulheres, a eleição de três delegadas e suplentes e um churrasco de confraternização. As eleitas como delegadas e as respectivas suplentes:
REPRESENTANTES NO ENC NACIONAL
IVONE CASTRO LUZ
EDENIR DA SILVA COSTA
REGINA MARCIA TIAGO F CARDOSO
SUPLENTES
LUCIA DA SILVA MENDES
PATRICIA CRISTINA GONÇALVES ROZON






















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário